Filmes Online





Por André Gomes 

1.  O Saci.
Ano: 2015. Gênero: Curta-Metragem, Terror. Direção: José Mojica Marins.

Sinopse"Um homem despreza o conselho de Pai Pedro de respeitar o povo da mata e entra no bambuzal à noite, por conta própria. Tal arrogância desperta o saci, que passa a perseguir não só a ele, mas também a mulher pela qual é apaixonado".









2. Meu Amigo Nietszche.
Ano: 2012. Gênero: curta-metragem. Direção: Fáuston da Silva


Sinopse: 
"Um improvável encontro é o começo de uma violenta revolução dentro da mente de um garoto, de uma família e de uma sociedade".





3. A Ilha das Flores.
Ano: 1989. Gênero: curta-metragem. Direção: Jorge Furtado

Sinopse: "Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. O filme segue-o até seu verdadeiro final e então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos". 






4. Amazonas, Amazonas.
Ano: 1965. Gênero: Curta-Metragem, Documentário. Direção: Glauber Rocha
Sinopse: "Primeiro ensaio em cores de Glauber Rocha, rodado entre Deus e o diabo na terra do sol e Terra em transe. Foi encomendado para ser um documentário clássico sobre as belezas e riquezas naturais da região amazônica, mas não deixa de ter características glauberianas, como o arrebatamento lírico das tomadas e as preocupações nacionalistas do diretor, reveladas na presença de pessoas no trabalho, sequências urbanas, de produtores e mercadorias."                                         


5. Maranhão 66. 
Ano: 1966. Gênero: Curta-Metragem, Documentário. Direção: Glauber Rocha.

Sinopse: 
"Maranhão 66 é um documentário de curta-metragem brasileiro de 1966, dirigido por Glauber Rocha. ... Ante o discurso de posse de Sarney e a celebração da multidão com o novo governo, o documentário expõe a miséria da população maranhense"











6. À Meia Noite Levarei sua Alma.
Ano: 1964. Gênero: Longa Metragem, Terror. Direção: José Mojica Marins. Série: Trilogia Zé do Caixão.
Sinopse: "O sádico e cruel coveiro Zé do Caixão pretende gerar um filho perfeito para dar continuidade ao seu sangue. No entanto, sua mulher não consegue engravidar e ele acaba violentando a mulher do seu melhor amigo. A moça agredida pelo coveiro quer se suicidar com o intuito de regressar do mundo dos mortos e levar a alma de Zé do Caixão". 













7. Esta Noite Encarnarei no seu Cadáver.
Ano: 1967. Gênero: Terror. Direção: José Mojica Marins. Série: Trilogia Zé do Caixão.

Sinopse: "O coveiro Zé do Caixão continua sua busca obsessiva pela mulher ideal, capaz de gerar o filho perfeito. Com a ajuda do fiel criado, ele rapta seis belas moças, que são submetidas a terríveis sessões de tortura".















8. A Encarnação do Demônio.
Ano: 2008. Gênero: Terror. Direção: José Mojica Marins. Série: Trilogia Zé do Caixão.

Sinopse: "Josefel Zanatas, o Zé do Caixão, viveu dez anos em um manicômio. A contragosto e temor de todos, é finalmente solto. Mais cruel do que nunca, está decidido a encontrar a mulher certa para gerar seu herdeiro ideal"















9. O Estudante.
Ano: 2016. Gênero: Drama. Direção:  Kirill Serebrennikov.

Sinopse:"Um adolescente descobre a sua vocação nas palavras da Bíblia e se transforma num católico muito dedicado, capaz de citar versículos de trás para frente. Ele começa a usar os ensinamentos cristãos para questionar as palavras de sua mãe, da escola onde estuda e principalmente de uma professora de biologia liberal".














10. Asas do Desejo
Ano: 1987. Gênero: Drama. Direção: Wim Wender.

SINOPSE: "Dois anjos, Damiel e Cassiel, passam pelas ruas de Berlim, observando a população animada, fornecendo raios invisíveis de esperança para os aflitos, mas nunca interagindo com eles. Quando Damiel se apaixona pela solitária trapezista Marion, o anjo deseja experimentar a vida no mundo físico, e encontra - com algumas palavras de sabedoria do ator Peter Falk (interpretando a si mesmo) - que pode ser possível para ele assumir a forma humana".















11. O Enigma de Kaspar Hauser.
Ano: 1974. Gênero: Drama. Direção: Werner Herzog. Alemanha.

SINOPSE: "Kaspar Hauser está perdido e não consegue falar ou se locomover quando é encontrado nos anos 1820. Ele passou a vida toda trancado, sendo espancado e sem qualquer convívio humano. As pessoas que o encontram tentam civilizá-lo".












12. O Cavalo de Turim 
Ano: 2011. Gênero: Drama. Direção: Béla Tarr, Ágnes Hranitzky. Hungria
SINOPSE: "O filme é uma recriação do que teria ocorrido com um cavalo após ter sido salvo da tortura pelo filósofo alemão Friedrich Nietzsche durante uma viagem a Turim, na Itália. O animal de um fazendeiro se recusava a comer e a andar e por isso seria alvo de crueldade".















13. O Sétimo Selo.
Ano: 1957. Gênero: Drama. Direção: Ingmar Bergman. Suécia.

Sinopse: "Após dez anos, um cavaleiro retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela Peste Negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e, enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele parte com ela ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca".










14. Hora da Estrela.
Ano: 1985. Gênero: Drama. Direção: Suzana Amaral.

Sinopse: "Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, vai para São Paulo ser datilógrafa. Ela mora em uma pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém, a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa".










15. Deus e o Diabo na Terra do Sol.
Ano: 1964. Gênero: Drama. Direção: Glauber Rocha.
SINOPSE: "Manuel é um vaqueiro que se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o em uma briga. Ele passa a ser perseguido por jagunços e foge com sua esposa Rosa, juntando-se aos seguidores do beato Sebastião, que promete o fim de qualquer sofrimento. Porém ao presenciar a morte de uma criança, Rosa mata o beato. Enquanto isso, Antônio das Mortes, um matador de aluguel que presta serviço à Igreja Católica e aos latifundiários da região, extermina os seguidores do beato". ASSISTA AQUI















16. Medea.
Ano: 1988. Gênero: Drama. Direção: Lars Von Trier.

SINOPSE:"A direção de Lars Von Trier faz deste filme um olhar chocante sobre a mente perturbada de uma mulher desprezada e abandonada. A vingança de Medéia é terrível mas nunca inacreditável. Ela faz o que qualquer pessoa em sã consciência faria se fosse destituída de tudo aquilo que ama. O filme marca a mente do espectador e lhe deixa com um duradouro sentimento de como a miséria humana pode se manifestar".












17. O Pagador de Promessas.
Ano: 1962. Gênero: Drama. Diretor: Anselmo Duarte

Sinopse: "Depois de seu asno de estimação ter sido atingido por um raio, Zé do Burro faz a promessa de carregar nas costas uma imensa cruz de madeira até a igreja de Santa Bárbara. Porém, sua jornada acaba se tornando um pesadelo".



















18. Tempos Modernos 
Ano: 1936. Gênero: Drama, Comédia. Direção: Charlie Chaplin.

SINOPSE: "O icónico Vagabundo está empregado em uma fábrica, onde as máquinas inevitável e completamente o dominam e vários percalços o levam para a prisão. Entre suas passagens pela prisão, ele conhece e faz amizade com uma garota órfã. Ambos, juntos e separados, tentam lidar com as dificuldades da vida moderna, o Vagabundo trabalhando como garçom e, eventualmente, um artista".













19. Macunaíma (1969)
Ano: 1969. Gênero: Comédia/Fantasia. Direção: Joaquim Pedro de Andrade.
Sinopse:"As aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada".













20. Memórias do Cárcere.
Ano: 1984. Gênero: Drama. Direção: Nelson Pereira dos Santos.

Sinopse: "Ramos é preso injustamente e passa a conviver com ladrões e assassinos perigosos. Ele escreve sobre as terríveis condições e maus-tratos que os detentos recebem na cadeia e, com a ajuda da esposa e de amigos, consegue publicar seus escritos".















21. O Cheiro do Ralo.
 Ano: 2006 . Gênero: Drama, Comédia. Direção: Heitor Dhalia

SINOPSE: "O proprietário de uma loja de penhores usa sua ganância para se sustentar e fazer certos jogos perversos. Mas tudo muda quando ele conhece uma garçonete e começa a perder o controle de sua vida equilibrada".















22. O Fantasma da Liberdade.
Ano: 1974. Gênero: Drama, Comédia. Direção: Luis Buñuel.
SINOPSE: "Várias situações independentes se sucedem, num filme episódico, sempre ligadas por um dos personagens. Mais uma parceria de Luis Buñuel com o roteirista Jean-Claude Carrièe. Trama surreal e livre, uma sátira onírica e nonsense, na qual o diretor apela para a total inversão de valores no ataque à religião, à pátria e à família. O humor é erótico e violento. Para públicos específicos. Uma das obras mais características do diretor amaldiçoado pela igreja. Sem dúvida, mais uma obra-prima surrealista".















23. Pixote: A Lei do Mais Fraco: a lei do mais fraco.
Ano: 1981. Gênero: Drama. Direção: Héctor Babenco.

Sinopse: "Menor abandonado de 11 anos vive na rua após a fuga de um reformatório, onde aprendeu bastante sobre o crime ao conviver com todos os tipos de delinquentes. Ele sobrevive no Rio de Janeiro atuando como traficante, assassino e, até, cafetão".













24. Bicho de Sete Cabeças 
Ano: 2000. Gênero: Drama. Direção: Laís Bodanzky
SINOPSE: "O relacionamento entre Wilson e seu filho Neto está cada vez pior. A situação entre os dois chega ao seu limite, até que o pai decide internar o filho em um manicômio, onde o rapaz enfrenta condições terríveis de tratamento".





















25. Ulisses
Ano: 1954. Gênero: Aventura/Fantasia. Direção: Mario Camerini

Sinopse: "Ulisses realiza uma jornada para voltar para casa, depois de ter perdido da frota de navios durante uma tempestade. Em sua Odisséia, ele enfrenta várias batalhas e derrama seu sangue e suor para tentar permanecer vivo".  










26. Nostalgia
Ano: 1983. Gênero: Drama Direção: Andrei Tarkovsky.

SINOPSE: "Em uma viagem pela Itália, Andrei Gorchakov busca um novo estilo de vida. Frustrado, ele conhece Domenico, um homem que havia aprisionado a própria família por sete anos para salvá-la dos males do mundo".




ASSISTA AQUI












27. Homem Morto
Ano: 1995. Gênero: Comédia Direção: Jim Jarmusch

SINOPSE: "Dead Man é a história da viagem física e espiritual, de um jovem, num território hostil e selvagem. William Blake (Johnny Depp) viaja para as mais longínquas fronteiras do oeste americano, perdido, gravemente ferido e, perseguido por pistoleiros, encontra um nativo americano chamado “Ninguém”, que acredita que Blake seja na realidade o poeta inglês".

ASSISTA AQUI















28. Zico o Jabuti
Ano: 2020 . Gênero: Comédia. Diretor: Jimmy Christian

Sinopse: "Após herdar um jabuti, Zeca descobre o verdadeiro valor da amizade..."

Assista aqui








29. A onda
Ano: 2009. Gênero: drama. 

SINOPSE: "Do diretor alemão Dennis Gansel. 
Rainer é um professor a quem foi designada a tarefa de instruir seus estudantes de Ensino Médio sobre o Estado Autocrático durante uma sessão às lições longas. Um professor favorito entre as crianças, Rainer decide deixar seus alunos desenvolver o assunto e pede a eles que construam sua própria autocracia. No entanto, quando as crianças formam um Estado-nação similar com o da Alemanha nazista, os professores não sabem o que fazer."








30. ANOS DE CHUMBO - O Dia Em Que Dorival Encarou O Guarda
Ano: 1986. Gênero: Drama. Diretor: Jorge Furtado
SINOPSE: "Em uma prisão militar, o detento Dorival tenta convencer os militares que compõe a guarda do quartel a permitir que ele tome um banho. Mas o preso esbarra na negativa dos militares, embora estes não consigam justificar para Dorival a razão que o impede de tomar o banho. Até que Dorival decide enfrenta-los e acaba apanhando muito, o general ordena então que o levassem para o banheiro e dessem um bom banho nele, e foi assim que ele tomou seu primeiro banho".
ASSISTA AQUI








31. Menino 23 Infâncias Perdidas no Brasil
Ano: 2016. Gênero: Documentário. Diretor: Belisário Franca

SINOPSE: A partir da descoberta de tijolos marcados com suásticas nazistas em uma fazenda no interior de São Paulo, o filme acompanha a investigação do historiador Sidney Aguilar e a descoberta de um fato assustador: durante os anos 1930, 50 meninos negros e mulatos foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro para a fazenda onde os tijolos foram encontrados.


assista aqui












32. Um Domingo Maravilhoso (1947), de Akira Kurosawa

Depois de sua visão política sobre o Japão pré, durante e pós Segunda Guerra (Não Lamento Minha Juventude, 1946), Akira Kurosawa faria uma obra de caráter social e muito próximo ao ideal neorrealista de exposição de conflitos e problemas sociais, com a diferença do uso de atores profissionais e das filmagens em estúdio. A despeito dessas características, Um Domingo Maravilhoso (1947) é uma obra pungente sobre a vida no Japão após a grande guerra, um retrato social e particular de como a sobrevivência em tempos difíceis pode ser diferente para cada grupo de pessoas, especialmente em um país em reconstrução, onde a fiscalização e o olhar para as massas são mínimos ou inexistentes.


33. Cão Danado (Nora inu) - 1949 - Akira Kurosawa 

No Japão pós-guerra, um jovem policial tem sua arma roubada no ônibus. Constrangido, ele tenta desesperadamente recuperá-la, iniciando uma investigação nas favelas de Tóquio, onde se depara com a miséria de uma população que mal consegue sobreviver.


34. Depois da chuva de Takashi Koizumi, ex-assistente de Akira Kurosawa, aproveitou o roteiro herdado do mestre.  Todo o trajeto de escrita do roteiro, escalação do elenco e pré-produção foi realizado com o diretor em vida. Seu falecimento, em setembro de 1998, aos 88 anos, deixou um filme em vias de ser iniciado.


35. Contos da lua vaga de Kenji Mizoguchi. Contos da Lua Vaga (ou Contos da Lua Vaga Depois da Chuva, tradução aproximativa de Ugetsu Monogatari) é a adaptação de duas histórias presentesUgetsu Monogatari) é a adaptação de duas histórias presentes no livro de mesmo nome, escrito por Ueda Akinari, autor japonês do século 18. Uma das intrigas do filme, no entanto, é inspirada no conto Décoré! (1883) de Guy de Maupassant, escritor francês. O filme se passa no século 16, em meio às guerras civis japonesas. Genjurô vive com a esposa Miyagi e seu filho pequeno à beira do lago Biwa, na província de Omi. Ele faz potes de cerâmica para vender na cidade grande. Com esperança de ficar rico, ele decide iniciar uma grande produção de potes. Nessa empreitada, Genjurô conta com a ajuda de Tobei, seu vizinho e irmão, um homem obcecado pela ideia de virar samurai.




36. 1984 filme de Michael Anderson de 1956 baseado na obra de George Orwell. 1984 é um filme britânico de 1956, um drama de ficção científica em preto e branco dirigido por Michael Anderson, livremente baseado no livro homônimo de George Orwell. Esta é a primeira adaptação cinematográfica do romance, estrelada por Edmond O'Brien, no papel do protagonista Winston Smith.


37. Sonata de Tóquio - filme de Kiyoshi Kurosawa de 2008. Ryuhei Sasaki está guardando um segredo de sua esposa Megumi e seus dois filhos adolescentes. Ele sai de casa todos os dias, mas ele não está realmente indo para o trabalho. Ele vai à uma agência de emprego, pois recentemente perdeu o emprego e está determinado a encontrar uma outra posição. Porém quando Megumi acidentalmente descobre o segredo de Ryuhei, a sua confiança e seu casamento sofrem.


38. Era uma vez em Tóqui - filme de Yasujiro Ozu. Tōkyō Monogatari é um filme japonês de 1953 dirigido por Yasujiro Ozu. Conta a história de um casal de idosos que viaja para Tóquio para visitar seus filhos adultos.


39. O ANJO EMBRIAGADO 1948 (Legendado) De Akira Kurosawa.

Um médico bêbado e de temperamento quente e um gângster com tuberculose muito propenso à violência criam um vínculo instigante. Depois de uma batalha com criminosos rivais, um gangster de pequeno porte é tratado por um médico alcoólatra no Japão do pós-guerra. O médico diagnostica a tuberculose do jovem gângster, e convence-o a iniciar o tratamento. Os dois desfrutam de uma amizade inquieta até que o ex-chefe do gângster e libertado da prisão e procura assumir o controlo do seu bando novamente. O jovem deficiente perde o seu status de chefe do gangue e cai no ostracismo, finalmente confronta o seu ex-chefe em uma batalha até a morte. Um dos filmes mais violentos do diretor Akira Kurusawa.



40. O Sacrifício (Offret) - Andrei Tarkovsky 1986 HD - Legendado. Indicado para a Palma de Ouro em Cannes.


O Sacrifício narra o encontro de alguns familiares e amigos para a comemoração do aniversário de Alexander, interpretado pelo ator Erland Josephson. Durante a comemoração, todos são surpreendidos pelo anúncio da eclosão de uma guerra nuclear, o que leva Alexander a realizar um sacrifício na tentativa de salvar a humanidade.

41. Antígona - dirigido por Yorgos Javellas, filme de 1961. Antígona é uma tragédia grega de Sófocles, composta por volta de 442 AC. É cronologicamente a terceira peça de uma sequência de três tratando do ciclo tebano, embora tenha sido a primeira a ser escrita. A personagem do título é Antígona, filha de Édipo, e irmã de Etéocles e Polinice. A história tem início com a morte dos dois filhos de Édipo, Etéocles e Polinices, que se mataram mutuamente na luta pelo trono de Tebas. Com isso sobe ao poder Creonte, parente próximo da linhagem de Jocasta. Seu primeiro édito dizia respeito ao sepultamento dos irmãos Labdácidas. Ficou estipulado que o corpo de Etéocles, receberia todo cerimonial devido aos mortos e aos deuses. Já Polinices teria seu corpo largado a esmo, sem o direito de ser sepultado e deixado para que as aves de rapina e os cães o dilacerassem. Creonte entendia que isso serviria de exemplo para todos os que pretendessem intentar contra o governo de Tebas. Filme inédito em todas as mídias na América Latina.




42. Em homenagem ao Dia do Cinema Brasileiro, vou disponibilizar aqui um trabalho pessoal que fiz durante esse ano.
É um backup completo dos sites da Cinemateca Brasileira e Banco de Conteúdos Culturais (BCC), que são de domínio público.
Disponível pra consultas desde 2001, a base de dados Filmografia Brasileira reúne 120 anos de história e cultura brasileira, contadas em registros de curtas, médias ou longas-metragens; cinejornais; filmes publicitários, institucionais ou domésticos; e obras seriadas para cinema, televisão e internet.
O acervo contém mais de 100 mil itens entre filmes, fotografias e textos com 200 GB de tamanho total.
Nada disso seria possível sem o trabalho árduo de anos dos trabalhadores da cinemateca brasileira. Sem trabalhadores não se preservam acervos! Ajude a campanha de arrecadação e apoio financeiro aos trabalhadores com atrasos de salários e benefícios e em situação de emergência financeira. https://benfeitoria.com/trabalhadoresdacinemateca
Links para acesso online aos acervos originais da Cinemateca:
Quem puder, salve os arquivos em seu computador e ajude a divulgar, quanto mais cópias circulando para preservação do nosso audiovisual melhor. Texto extraído da publicação de Gustavo Broda Lóes via Facebook


43. Influenza (Bong Joon-ho, 2004) [completo/legendado] Dirigido por Bong Joon-Ho (O Hospedeiro), resume a evolução criminosa de um cidadão, através das imagens captadas por câmeras de segurança de Seoul, na Coreia do Sul.



44. "Documentário sobre o maior paisagista do século passado. O brasileiro Roberto Burle Marx."

Roberto Burle Marx: Biografia e obras do maior paisagista brasileiro assista aqui

45. "'Quando fala o Coração', de Alfred Hitchcock. Com Gregory Peck e Ingrid Bergman no elenco, cenários de Salvador Dalí e trilha sonora de Miklos Rozsa, filme de 1945, um dos melhores momentos do mestre do suspense, teve como ideia, as bem-sucedidas sessões de psicanálise do produtor David Selznick."

DVD - Quando Fala o Coração: Ingrid Bergman, Gregory Peck, Michael ... assista aqui


46. "'A Estrada da Vida', de Federico Fellini. Lançado em 1954, filme marca o primeiro grande sucesso do diretor italiano e, também, o começo de sua trilogia existencialista, seguida por A Trapaça e Noites de Cabíria, sempre com Giulietta Masina, em papel de destaque."

A Estrada da Vida - 6 de Setembro de 1954 | Filmow assista aqui

47. "'Fome', de Henning Carlsen. Baseado no romance Fome, do norueguês Knut Hansum, ganhador do Prêmio Nobel de 1920, filme de 1966 conta a história de um jovem escritor, que tenta sobreviver do ofício, com dignidade, mas tem vida difícil e passa fome.

Resenha] Fome – Henning Carlsen (1966) assista aqui

48. “'Satyricon', de Federico Fellini. Filme de 1969, indicado ao Oscar na categoria de Melhor Diretor, faz livre adaptação, com toque surrealista, tom lisérgico e psicodélico, bem da época em que foi produzido, de livro do século I, do escritor romano Petrônio.

Satyricon de Fellini - Filme 1969 - AdoroCinema assista aqui

49. “'Lavoura Arcaica', de Luiz Fernando Carvalho. Filme de 2001, primeiro longa do diretor, com roteiro baseado em romance de Raduan Nassar, narrado em primeira pessoa, conta a história de André, que se rebela contra as tradições agrárias e patriarcais impostas por seu pai e foge para a cidade.

Lavoura Arcaica (filme) – Wikipédia, a enciclopédia livre assista aqui

50. “'Filme Demência', de Carlos Reichenbach. Filme de 1986, com roteiro do próprio diretor e do crítico Inácio Araújo, inspirado na peça “Fausto” de Goethe, em 2015, entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

51. “'Veludo Azul', de David Lynch. Suspense de 1986, com Isabella Rossellini e Dennis Hopper, roteiro do próprio diretor e trilha sonora de Angelo Badalamenti, filme é um exemplo de neo-noir, com elementos do surrealismo e título inspirado na canção “Blue Velvet”, interpretada por Bobby Vinto."

52. "Andreï Rublev do diretor Russo Andrei Tarkovski. O monge e pintor russo dos ícones Andreï Rublev viveu aproximadamente de 1360 a 1430, período marcado pelas invasões dos tártaros e pelo sectarismo religioso que entraram em conflito com a doutrina ortodoxa. O filme não é biográfico, mas faz perguntas sobre a essência da arte e o significado da fé. Neste momento de grande violência, é difícil para Rublev ter fé em sua missão artística."

Tarkovsky Marathon #6: Andrei Rublev (1966) [10/10] (avec images ... assista aqui


53. O encouraçado Potemkin (em russo: Броненосец "Потёмкин", Bronenossets "Potiomkine") é um filme soviético mudo, dirigido por Sergei Eisenstein, lançado em 1925. A trama gira em torno motim do encouraçado Potemkin no porto de Odessa em 1905, da insurreição e repressão que se seguiu na cidade. O filme foi proibido por muito tempo em muitos países ocidentais por causa da "propaganda bolchevique" e do "incitamento à violência de classe". É considerado um dos maiores filmes de propaganda de todos os tempos. Foi escolhido em 1958 como o melhor filme de todos os tempos por 117 críticos internacionais na Exposição Universal de Bruxelas

Bronenosets Potyomkin – Wikipédia, a enciclopédia livre assista aqui

54. "Versão cinematográfica russa do clássico literário Guerra e Paz de Liev Nikoláievich Tolstói, em cinco partes. É necessário ativar a legenda em português na roldana de configuração do YouTube"



primeira parte

segunda parte

terceira parte

quarta parte

quinta parte

55. "Basquiat - Traços de Uma Vida. Autodestruição e preconceito contra classes sociais marcam a vida agitada do artista de rua Jean Michel Basquiat, descoberto pelo lendário pintor Andy Warhol em 1981 e morto tragicamente por overdose aos 27 anos."

Cinema: Basquiat Traços de uma vida. - GGN assista aqui

56. "Saída pela loja de presentes - dirigido e produzido pelo artista Banksy. O documentário segue o imigrante francês Thierry Guetta, radicado em Los Angeles, que filmava o trabalho dos grafiteiros na rua, até conhecer o artista britânico Bansky. Este, por sua vez, transformou Guetta, um excêntrico dono de loja de roupas usadas, no protagonista da história.
Segundo o próprio Banksy: "It's the story of how one man set out to film the un-filmable. And failed". [É a história de como um homem saiu para filmar o infilmável. E falhou.]"

Saída Pela Loja de Presentes - 24 de Janeiro de 2010 | Filmow assista aqui

57. "A liberdade é azul - Kieslowski. Após um trágico acidente em que morrem seu marido e sua filha, a famosa modelo Julie decide renunciar sua própria vida. Ela se afasta de tudo e todos e assume o anonimato em meio a multidão parisiense. Essa existência fantasmagórica é abandonada quando ela decide se envolver com uma importante obra inacabada de seu marido, um músico de fama internacional."

encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQ... assista aqui

58. "A igualdade é branca - Krzysztof Kieślowski. É o segundo filme da trilogia das cores, que retrata os ideais da Revolução Francesa de liberdade, igualdade e fraternidade. Karol, um cabeleireiro polonês expatriado, recebe uma intimação para comparecer ao Palácio de Justiça de Paris e se surpreende ao saber que Dominique, sua esposa, quer o divórcio após seis meses de casamento, alegando impotência de sua parte. Sem falar absolutamente uma palavra em francês e por não conseguir deixar de amá-la, ele sente na pele a rejeição, a miséria e a falta de incentivo à vida. Sem dinheiro e destituído de seu passaporte, Karol consegue voltar para a Polônia como clandestino. Uma vez lá, aos poucos ele vai reconstruindo sua vida e, com o tempo, consegue amealhar uma considerável fortuna. As dores amorosas, entretanto, continuam ainda a serem sentidas. Não suportando mais essa situação, ele bola um diabólico plano para se vingar de sua amada, mesmo continuando a amá-la loucamente. Filme disponível dividido em três partes"
A Igualdade é Branca - Filme 1994 - AdoroCinema

parte um

parte dois

parte três

59. "A Dupla Vida de Véronique de Krzysztof Kieślowski. Veronika vive na Polônia e Veronique vive na França. Essas duas mulheres aparentemente não tinham nenhuma relação, até que a vida de uma impacta a da outra."

A Dupla Vida de Véronique - Filme 1991 - AdoroCinema assista aqui

60. "A fraternidade é vermelha. Terceiro filme da trilogia de Krzysztof Kieslowski dedicada às cores e aos ideais da Revolução Francesa. Os demais filmes foram A Liberdade É Azul (1993) e A Igualdade é Branca (1994). Uma jovem modelo atropela um cachorro e quando procura o dono do animal conhece um juiz aposentado que passa a maior parte de seu tempo ouvindo as conversas telefônicas de seus vizinhos. A partir desse encontro, os dois formam uma estranha amizade."




assista aqui

61. "Cenas de um casamento - Ingmar Bergman. Scener ur ett äktenskap é um filme sueco de 1973, do gênero drama, escrito e realizado por Ingmar Bergman. Dividido em dois links"



primeira parte

segunda parte

62. "A fonte da donzela. Ingmar Bergman. Um dos filmes mais impressionantes do mestre Ingmar Bergman, no qual ele volta a explorar o imaginário medieval de O Sétimo Selo. Suécia, século XIV. Num país dividido entre o cristianismo e o paganismo, os pais de uma menina de 15 anos, cristãos fervorosos, a encarregam de levar velas à igreja do vilarejo. No caminho, abordada por dois pastores, a menina é estuprada e morta. Por ironia, ao cair da noite, seus assassinos vão buscar abrigo na casa de seus pais...
Vencedor do Oscar e do Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, A Fonte da Donzela traz ótimo elenco liderado pelo grande Max Von Sydow e conta com belíssima fotografia de genial Sven Nkvist."



assista aqui

63. "Arquitetura da Destruição (Undergångens arkitektur ) do diretor Peter Cohen, está consagrado internacionalmente como um dos melhores estudos já feitos sobre o nazismo no cinema. O filme de Peter Cohen lembra que chamar a Hitler de artista medíocre não elimina os estragos provocados pela sua estratégia de conquista universal. O veio artístico do arquiteto da destruição tinha grandes pretensões e queria dar uma dimensão absoluta à sua megalomania. Hitler queria ser o senhor do universo, sem descuidar de nenhum detalhe da coreografia que levava as massas à histeria coletiva a cada demonstração. O nazismo tinha como um dos seus princípios fundamentais a missão de embelezar o mundo. Nem que, para tanto, destruísse todo o mundo."



assista aqui

64. "Homo Sapiens: 1900 é um documentário do diretor sueco Peter Cohen lançado em 1998 que foi construído a partir de arquivos de fotos e filmes na tentativa de narrar como a Europa na passagem do século XIX para o XX tentou estabelecer a eugenia e a limpeza racial como formas de aperfeiçoar o ser humano."


assista aqui

65. "Filme Raro sobre Nazismo. O ovo da serpente é um filme estadunidense e alemão de 1977, produzido por Dino De Laurentiis, dirigido por Ingmar Bergman, editado por Petra von Oelffen, trilha sonora de Rolf A."



assista aqui

66. "Na presença de um palhaço - Ingmar Bergman. Outubro de 1925. O engenheiro Carl Åkerblom, fervoroso admirador do compositor Franz Schubert, é internado em um hospital psiquiátrico em Uppsala. De seu quarto, ele alimenta o revolucionário projeto de inventar o cinema falado. Com a ajuda do professor “louco” Osvald Vogler, o diretor Åkerblom improvisa uma história de amor contando os últimos dias de Schubert. Um dos últimos filmes de Bergman, aclamado em sua exibição no Festival de Cannes, “Na Presença de um Palhaço” é uma pequena obra-prima do diretor sueco."



assista aqui

67. "Monika e o desejo - Ingmar Bergman. Harry Lund tem 19 anos de idade e trabalha numa loja de porcelanas. Quase vizinho a ele, na loja de verduras, trabalha Monika, uma simpática e alegre garota de 17 anos. Assim que eles se conhecem a paixão explode. Mas por causa da idade deles, os dois sofrem com a interferência dos mais velhos. Monika briga com os pais e decide sair de casa. Harry discute com o chefe e pede demissão. Sem mais nada que os prendem na cidade, os jovem decidem fugir de barco para uma ilha e passar algumas semanas juntos."



assista aqui


68. O silêncio (1963) do diretor sueco Ingmar Bergman. É em O Silencio que o cineasta esbanja tudo o que havia proposto em sua carreira até então e é nesse filme que a histeria, a sensibilidade, a inocência e a vida como espetáculo mostra-se pela primeira vez de forma completa, tecnicamente madura e artisticamente. O filme nasceu das explosões e do sufoco para Orquestra de Bela Bartók."






69. Gritos e Sussurros (1972), de Ingmar Bergman, filme completo em HD


https://www.youtube.com/watch?v=waDhxrAJUZM

70. Persona  - Ingmar Bergman / 1966 legendado 



71. A Hora do Lobo (1968), de Ingmar Bergman, filme completo e legendado


https://www.youtube.com/watch?v=AZD99vmgdmA

72. Luz de Inverno - Ingmar Bergman



73. Crise - Ingmar Bergman

assista aqui

74. Da vida das marionetes - Ingmar Bergman

assista aqui

75. A paixão de Ana

assista aqui

76. Sonata de Outono - Ingmar Bergman

assista aqui

77. Morangos Silvestres - Ingmar Bergman

assista aqui

78. Juventude - Ingmar Bergman

assista aqui

79. Um barco para a Índia - Ingmar Bergman

assista aqui

80. Música da noite - Ingmar Bergman

assista aqui

81. O último portal - Roman Polanski

assista aqui

82. Documentário Roman Polanski - Direção Alê Primo - Brasil 2009 - legendado em português



83. Lua de fel - Roman Polanski


84. O pianista - Roman Polanski


85. Repulsa ao sexo - Roman Polanski


86. O deus da carnificina - Roman Polanski


87. Oliver Twist - Roman Polanski


88. Dançando no escuro - Lars Von Trier


89. Lista com 248 filmes brasileiros legendados em inglês:

assista aqui

90. O sacrifício do cervo sagrado - Yorgos Lanthimos


91. O lagosta - Yorgos Lanthimos

assista aqui

92. O video de Benny - Michael Haneke

assista aqui

93. Violência gratuita (Funny games) versão de 1997 de Michael Haneke

assista aqui

94. Violência gratuita (Funny games) versão de 2007 de Michael Haneke

assista aqui

95. "71 Fragmentos De Uma Cronologia Do Acaso" de Michael Haneke

assista aqui

96. O castelo de 1997

assista aqui

97. A fita branca de Michael Haneke

assista aqui

98. Funny Games: Entrevista com Michael Haneke

assista aqui

99. A Encruzilhada das Bestas Humanas de Fassbinder

assista aqui

100. Documentário "Fassbinder" por Annekatrin Hendel. Rainer Werner Fassbinder foi possivelmente o cineasta alemão mais importante do pós-guerra. Seu falecimento ainda jovem em 1982, aos 37 anos, deixou um vácuo na cinematografia europeia, assim como uma obra única, complexa e de espantosa contingência e rigor. De 1969 em diante, o diretor e pesquisador Christian Braad Thomsen manteve uma amizade ao mesmo tempo próxima e respeitosamente distante de Fassbinder. Este filme se baseia em suas memórias pessoais, assim como em uma série de conversas e entrevistas com Fassbinder e sua mãe, Lilo, nos anos 1970.

m.dw.com/image/17296389_101.jpg  assista aqui

101. O Medo Devora A Alma de Fassbinder. Emmi, uma viúva de 60 anos entra em um bar de Munique para escapar da chuva.É convidada por Ali, um negro muçulmano e 20 anos mais novo que ela, para dançar.O que leva Emmi a convidar Ali para passar a noite em seu apartamento e depois os dois começam a namorar.Mas todos a sua volta questionam e desprezam o relacionamento de ambos.
O Medo Devora a Alma - 1974 | Filmow assista aqui

102. O Direito do Mais Forte de Fassbinder

assista aqui

103. Lili Marleen de Fassbinder

assista aqui

104. O Amor é Mais Frio que a Morte de Fassbinder

assista aqui

105. O Pequeno Caos de Fassbinder

assista aqui

106. Roleta Chinesa de Rainer Werner Fassbinder

assista aqui

107. Berlin Alexanderplatz direção de Rainer Werner Fassbinder. Filme que narra a vida de Franz Biberkopf, herói do aclamado romance de Döblin.

parte um

parte dois

parte três

parte quatro

108. Alemanha no Outono (1978) é um filme coletivo, feito por um grupo de 11 cineastas alemães no calor de uma série de acontecimentos sociopolíticos que abalaram a opinião do país no segundo semestre de 1977: o assassinato de Hanns-Martin Schleyer (o odiado Presidente da Confederação de Empregadores da Alemanha Ocidental); o sequestro do avião da Lufthansa (famoso caso do voo 181, que desencadeou a operação “Fogo Mágico” em Mogadíscio, na Somália); e o posterior suicídio na prisão de Andreas Baader, Gudrun Ensslin e Jan-Carl Raspe, da RAF, Fração do Exército Vermelho.

assista aqui

109. As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant de Rainer Werner Fassbinder

assista aqui

110. Le Voyage dans la Lune (1902) - Georges Méliès. A Trip to the Moon ( Le Voyage dans la Lune) is a 1902 French adventure film directed by Georges Méliès. Inspired by a wide variety of sources, including Jules Verne's novels From the Earth to the Moon and Around the Moon, the film follows a group of astronomers who travel to the Moon in a cannon-propelled capsule, explore the Moon's surface, escape from an underground group of Selenites (lunar inhabitants), and return to Earth with a captive Selenite. It features an ensemble cast of French theatrical performers, led by Méliès himself in the main role of Professor Barbenfouillis, and is filmed in the overtly theatrical style for which Méliès became famous.A Trip to the Moon was named one of the 100 greatest films of the 20th century by The Village Voice, ranked 84th.[6] The film remains the best-known of the hundreds of films made by Méliès, and the moment in which the capsule lands in the Moon's eye remains one of the most iconic and frequently referenced images in the history of cinema. It is widely regarded as the earliest example of the science fiction film genre and, more generally, as one of the most influential films in cinema history.

assista aqui

111. Buster Keaton - O Vaqueiro (1925)  ''Um jovem solitário e sem dinheiro, sem amigos, está viajando para o Oeste em busca de fortuna quando cai do trem, no meio do deserto. Consegue chegar a uma fazenda, onde ele é contratado para cuidar do gado, a vaca Olhos Marrons é sua favorita. Apaixona-se pela filha do proprietário da fazenda, que dá a ele a tarefa de transportar uma manada para Los Angeles.''

assista aqui

112. Buster Keaton- My Wife's Relations. Buster acaba se casando acidentalmente com uma jovem e tem de encarar a família da moça.

assista aqui

113. A General (1926), de Buster Keaton

assista aqui

114. Bancando o Águia (1924) - Buster Keaton

assista aqui

115. Buster Keaton | Condenado 13 (Convict 13) - 1920

assista aqui

116. O Desprezo (Le Mépris) - Jean-Luc Godard

assista aqui

117. XXY

assista aqui

118. Arca russa de Alexander Sokurov. É necessário clicar em "russo" na legenda que ela automaticamente é vertida para o português.

assista aqui

119. Aguirre, a cólera dos deuses

assista aqui

120. Notas do Subsolo - Fiódor Dostoiévski. Filme baseado na obra "Memórias do Subsolo" do escritor Fiódor Dostoiévski com legenda em Português. Diretor: Gary Walkow.


121. Os Vencidos - Michelangelo Antonioni


122. Uma Noite Sobre a Terra (1991), de Jim Jarmusch


123. Down by Law - Jim Jarmusch


124. Decameron (1971), de Pier Paolo Pasolini


125. Mamma Roma (1962) Pasolini


126. Gaviões e Passarinhos (1966), de Pier Paolo Pasolini


127. Pocilga (Porcile) Pasolini 

assista aqui

128. Os Contos de Canterbury de Pasolini

assista aqui

129. Vivre sa vie de Godard

assista aqui

130. Albergue espanhol

assista aqui

131. A Raiva - Pasolini

assista aqui

132. O Casanova de Federico Fellini

assista aqui

133. O Evangelho Segundo São Mateus de Pasolini

assista aqui

134. O mercador de Veneza

assista aqui

135. F for Fake - Verdades e Mentiras de Orson Welles

assista aqui

136. Macbeth (1948), de Orson Welles

assista aqui

137. Don Quixote - Orson Welles 

assista aqui

138. Dor e glória - Almodóvar

assista aqui

139. Mulheres e luzes - Fellini

assista aqui

140. Amarcord - Fellini

assista aqui

141. Roma, cidade aberta - Rosselini

assista aqui

142. Os palhaços - Fellini

assista aqui

143. Veludo Azul (1986), de David Lynch

assista aqui

144. A doce vida - Fellini

assista aqui

145. Janela da Alma Documentário 2001 - Direção de João Jardim e Walter Carvalho. Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão

assista aqui

146. O estrangeiro. Baseado no romance homônimo de Albert Camus, é um drama franco-italiano de 1967, dirigido por Luchino Visconti e baseado em livro homônimo de Albert Camus.

assista aqui

147. A Greve (Sergei Eisenstein) - 1925 [HD]

assista aqui

148. O Piano (1993) direção de Jane Campion, ganhador da palma de ouro de 1993

assista aqui

149. Muito Além do Cidadão Kane (Beyond Citizen Kane) - 1993. Beyond Citizen Kane (Muito Além do Cidadão Kane, no Brasil) é um documentário televisivo britânico de Simon Hartog exibido em 1993 pelo Channel 4, emissora pública do Reino Unido. O documentário mostra as relações entre a mídia e o poder do Brasil, focando na análise da figura de Roberto Marinho. Embora o documentário tenha sido censurado pela justiça, a Rede Record comprou os direitos de transmissão exclusiva, por 20 mil dólares do produtor John Ellis.
A obra detalha a posição dominante da Rede Globo na sociedade brasileira, debatendo a influência do grupo, seu poder e suas relações políticas, que os autores do documentário vêem como manipuladoras e formadora de opinião. O ex-presidente e fundador da Globo Roberto Marinho foi o principal alvo das críticas do documentário, sendo comparado a Charles Foster Kane, personagem criado em 1941 por Orson Welles para o filme Cidadão Kane, um drama de ficção baseado na trajetória de William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos. Segundo o documentário, a Globo empregaria a mesma manipulação grosseira de notícias para influenciar a opinião pública como fazia Kane no filme.


150. Metropolis é um filme alemão de ficção científica lançado em 1927 e dirigido pelo cineasta austríaco Fritz Lang. Foi, na época, a mais cara produção até então filmada na Europa, e é considerado por especialistas um dos grandes expoentes do expressionismo alemão.


151. A história de Adele H. de Truffault. Adèle Hugo (Isabelle Adjani), filha do escritor Victor Hugo, é abandonada pelo tenente Pinson (Bruce Robinson), por quem estava perdidamente apaixonada. Em 1861, ele deixa o país para servir na base de Halifax, no Canadá, e já não se lembra mais de Adèle. Ela o atormenta a ponto de anunciar o casamento dos dois num jornal local, provocando o rompimento da união dele com a filha de um juiz. Doente, sem recursos, ela empreende uma perseguição implacável que resulta em sua própria loucura.


152. Mallarmé documentário de Éric Rohmer. 


153. A Sonata a Kreutzer, direção de Éric Rohmer, 1956. Baseado na novela de Liev Tolstói, apresenta a angústia de um homem que se descobre traído pela esposa com seu amigo de trabalho, culminando em uma inevitável tragédia. Filmado em 16mm, tem como parte de seus principais cenários os escritórios da Cahiers du Cinéma, sendo produzido por Godard e fotografado por Rivette.


154. Bérenice, de 1954, dirigido por Éric Rohmer, com fotografia de Jacques Rivette e inspirado no conto de Edgar Allan Poe. Gravado na casa de Andre Bazin, é um dos primeiros curtas da Nouvelle Vague.


155. Entrevista de Jean-Luc Godard a François Chalais, quando do lançamento de "o desprezo" (Mépris). Nessa entrevista de dez minutos, Godard fala da polêmica cena de nudez de Brigitte Bardot, de críticos, de televisão, e é claro, cinema.


156. As Pequenas Margaridas (Sedmikrasky, 1966) de Vera Chylitová. Duas ousadas adolescentes, ambas de nome Marie (Ivana Karbanová e Jitka Cerhová), reconhecem o caos em que se encontra o mundo e decidem colocar em prática uma série de travessuras de apelo destrutivo.


157. O Conformista de Bertolucci


158. Documentário "Marighella: Retrato falado do guerrilheiro". Deputado constituinte de 46 e um dos principais dirigentes do Partido Comunista - cassado quando o partido foi posto na ilegalidade, Carlos Marighella foi um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Ainda no PC, em 66, propôs o caminho da guerrilha e por isso foi expulso. Fundou a Ação Libertadora Nacional, primeiro movimento armado pós-64 do país. O filme sobre a vida desta figura polêmica da recente História do Brasil contará a trajetória do professor Marighella. Mas, acima de tudo, contará a história do homem Marighella.


159. Caravaggio - O Mestre dos Pincéis e da Espada. Documentário que mostra a vida e obra de um dos mais importantes artistas da história: Caravaggio. Uma produção da TV Cultura e Malabar Filmes. Na produção também é possível conhecer os bastidores da maior exposição do artista já feita no Brasil, realizada pela Base7.


assista aqui

160. Monty Phyton - A vida de Brian (dividido em nove partes)

parte um

parte dois

parte três

parte quatro

parte cinco

parte seis

parte sete

parte oito

parte nove

161. Caramelo - dirigido por Nadine Labaki

assista aqui

162. "E agora, para onde vamos?" - dirigido por Nadine Labaki

assista aqui

163. "Maradona", um documentário produzido pelo cineasta e músico sérvio Emir Kusturica, lançado em 2008.

assista aqui

164. Anna dos 6 aos 18, dirigido por Nikita Mikhalkov

assista aqui

165. Diálogos com Solzhenitsyn é um documentário de televisão russo do cineasta russo Alexander Sokurov sobre Aleksandr Solzhenitsyn. O documentário gravado na casa de Solzhenitsyn mostra sua vida cotidiana e cobre suas reflexões sobre a história e a literatura russas. Dividido em quatro partes.

parte um

parte dois

parte três

parte quatro

166. O Incrível Exército de Brancaleone de Mario Monicelli

assista aqui

167. OUTUBRO -Octobre - Oktobre - Sergei Eisenstein - legendado português

assista aqui

168. Os pássaros de Alfred Hitchcock

assista aqui

169. "Nome Próprio" é um filme brasileiro de 2007, do gênero drama, dirigido por Murilo Salles, baseado no livro "Máquina de Pinball", de Clarah Averbuck.

assista aqui

170. Desmundo é um filme brasileiro de 2003, dirigido por Alain Fresnot. Uma órfã enfrenta inúmeras dificuldades após ser enviada ao Novo Mundo pela Rainha de Portugal, com o propósito de se casar com um colono.

assista aqui

171. Memorias Póstumas Brás Cubas. Dirigido por André Klotzel. O filme é uma adaptação da obra de Machado de Assis. O defunto-autor Brás Cubas decide escrever sobre as passagens mais importantes de sua vida. A ironia e inteligência do livro estão presentes no filme, assim como os costumes e a paisagem do Rio de Janeiro antigo.

assista aqui

172. Dias de Nietzsche em Turim Dias de Nietzsche em Turim é um filme brasileiro de 2001, do gênero drama biográfico, dirigido por Júlio Bressane.

assista aqui

173. "Poesia", filme de 2010 de Lee Chang-dong.

assista aqui

174. Abril Despedaçado de Walter Salles. Baseado no romance de Ismail Kadaré. Em 1910, Tonho vive com sua família no sertão brasileiro. O seu pai tenta convencê-lo a vingar a morte do irmão mais velho, assassinado por uma família rival, mas sabe que caso se vingue será perseguido e terá pouco tempo de vida. Angustiado pela perspectiva da morte, Tonho passa a questionar a lógica da violência e da tradição.

assista aqui

175. Holy Motors de Leos Carax

assista aqui

176. Žižek! (Astra Taylor - 2005) Astra Taylor acompanha os passos do polêmico e controverso filósofo Esloveno Slavoj Žižek, nos dando uma dimensão um tanto familiar sobre um dos pensadores contemporâneos.

assista aqui


177. Os Esquecidos (1950), de Luis Buñuel

assista aqui

178. Cabra Marcado Para Morrer (1984), de Eduardo Coutinho

assista aqui

179. Bye Bye Brasil (1979), de Cacá Diegues

assista aqui

180. Filho Único (1936), de Yasujiro Ozu

assista aqui

181. A Dama do Céu Azul (1957), de Yasuko Masumura

assista aqui

182. Onibaba (1964) de Kaneto Shindô

assista aqui

183. Inferno (Jigoku, 1960), de Nabuo Nakagawa

assista aqui

184. O Baile na Casa Anjô (1947), de Kôzaburô Yoshimura

assista aqui

185. Intimidation (1960), noir japonês, de Koreyoshi Kurahara


186. A Rua da Vergonha (1956), de Kenji Mizoguchi


187. O Sabor do Chá Verde Sobre o Arroz (1952), de Yasujiro Ozu


188. A Falecida (1965), de Leon Hirszman


189. O Padre e a Moça (1965), de Joaquim Pedro de Andrade


190. A Madona de Cedro (1968), filme policial brasileiro


191. Boca de Ouro (1963), de Nelson Pereira dos Santos, da obra de Nelson Rodrigues


192. O Caso dos Irmãos Naves (1967), de Luís Sérgio Person


193. A Idade do Ouro (1930), de Luis Buñuel


194. Tabu (1931), de F. W. Murnau


195. Aurora (1927), de F. W. Murnau


196. Fausto (1926), de F. W. Murnau, baseado na obra de Goethe


197. O Gabinete do Dr. Caligari (1920) de F. W. Murnau


198. O Jardim dos Prazeres (1925), de Alfred Hitchcock


199. Um Cão Andaluz (1929), de Luis Buñuel


200. Terra Sem Pão (1933), de Luis Buñuel


201. O Cão dos Baskervilles (1959)

assista aqui

202. " EXPERIMENT 120 "
Com o aconselhamento especializado do seu filho Walter, de 7 anos, a artista e programadora Marie-Pierre Bonniol, elaborou um programa de 22 filmes experimentais concebido para crianças a partir dessa idade (dos anos 7 até os 99 anos, claro), que inclui obras de Georges Melies, Walter Ruttmann, Hans Richter, Len Lye, Oskar Fischinger, Norman McLaren, Harry Smith ou Robert Breer, entre outros.
Pensada originalmente para as crianças de um colégio primário berlinense, a programadora partilha a sua proposta pela rede para que chegue a todxs!
EXPERIMENT 120 is a playlist proposed by the artist and curator Marie-Pierre Bonniol, presenting 120 years of experimental films for children (7+) of all languages, in 22 videos.
Os filmes:
1898 Georges Melies, The Four Troublesome Heads, 1’19
1922 Walther Ruttmann, Der Sieger, 3’01
1923 Hans Richter, Rythmus 23, 3’22
1930 Laszlo Moholy Nagy, Ein Lichtspiel Schwarz Weiss Grau, 6’34
1936 Len Lye, Rainbow Dance, 1’20
1938 Oskar Fischinger, An Optical Poem, 7’12
1940 Norman McLaren, Dots, 1’37
1947 Harry Smith, Film No. 3: Interwoven, 3’23
1948 John Halas, The Magic Canvas, 9’39
1955 Art Clokey, Gumbasia, 3’10
1959 Robert Breer, Eyewash, 6’17
1961 Jordan Belson, Allures, 7’17
1963 Stan Brakhage, Mothlight, 3’25
1966 René Jodoin, Notes on a triangle, 4’46
1967 Tony Pritchett, The Flexipede, 2’04
1971 Norman McLaren, Synchromy, 7’27
1971 Osvaldo Cavandoli, La Linea #1, 4’26
1976 Sesame Street Pinball Number Count, 12’12
1979 Voja Antonic, Computer animation, 0’06
1984 Robert Abel and Associates, High Fidelity, 1’45
2010 Space is green, White lines, 2’20
2017 Circle, Motion Graphics, 1’17


203. Morte e Vida Severina em Desenho Animado é uma versão audiovisual da obra prima de João Cabral de Melo Neto, adaptada para os quadrinhos pelo cartuinista Miguel Falcão. Preservando o texto original, a animação 3D dá vida e movimento aos personagens deste auto de natal pernambucano, publicado originalmente em 1956. Em preto e branco, fiel à aspereza do texto e aos traços dos quadrinhos, a animação narra a dura caminhada de Severino, um retirante nordestino, que migra do sertão para o litoral pernambucano em busca de uma vida melhor.

assista aqui


204. Guerra de Canudos

assista aqui

205. Rio Babilônia

Assista aqui

206. Língua Pirahã:o código do Amazonas

Assista aqui


207. O homem que copiava de Jorge Furtado

assista aqui


Comentários